Inscrições e Normas
Para a apresentação
de propostas para o V Seminário de Pesquisa em Dança do PPGDança/ UFBA - "O
corpo na cena contemporânea da dança – perspectivas do Sul”, seguem as informações:
Poderão participar
do Seminário, com apresentação de trabalhos: pesquisadores, alunos de graduação
de Iniciação Científica e da pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) da
Escola de Dança da UFBA e de programas de pós-graduação (stricto sensu e lato
sensu) de outras IES que estejam desenvolvendo pesquisa em Dança.
Os alunos de
graduação, que fazem parte de Iniciação Científica e PIBID, só poderão submeter
seu trabalho na categoria poster.
As vagas para
pesquisadores e alunos de pós-graduação de outras IES serão limitadas.
- DAS INSCRIÇÕES:
1 - A inscrição
deverá ser feita através do preenchimento de ficha de inscrição, sendo esta
isenta de qualquer taxa. A ficha de inscrição, o resumo (de até 250 palavras) e
palavras-chave (máximo 4) deverão ser
encaminhados para o e-mail: seminario.ppgdanca@gmail.com
O período de
inscrição é de 31 de outubro a 14 de novembro de 2014.
Outras informações poderão ser encontradas no blog do evento:
http://semppg.blogspot.com.br/
2 - A apresentação
de trabalho estará condicionada à submissão da proposta e avaliação pela
Comissão Científica, seguindo os critérios de cada categoria de apresentação, a
saber: comunicação oral, poster e comunicação demonstrativa.
3 - Cada
participante poderá submeter apenas um trabalho para a Comissão.
4 - Os trabalhos
aceitos receberão confirmação (via e-mail) e a lista de participantes estará
disponibilizada no blog do Seminário até o dia 18 de novembro de 2014.
- DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
1 - O interessado
deverá especificar a categoria de apresentação e enviar o resumo (máximo de 250
palavras) e palavras-chave (máximo 4).
O encaminhamento
deverá ser feito diretamente para o email: seminario.ppgdanca@gmail.com
2 - Os trabalhos
aceitos serão divulgados no site do PPGDANÇA até o dia 18 de novembro de 2014.
O trabalho completo, em formato de artigo, deverá ser enviado,
impreterivelmente, até 05 de março de 2015, atendendo às normas
estabelecidas abaixo e caberá à Comissão Científica a verificação e aprovação
para publicação nos Anais do Evento.
C. DOS TIPOS DE
APRESENTAÇÃO:
- Comunicação
Oral;
- Comunicação
demonstrativa;
- Poster - para
alunos de PIBIC e PIBID.
D. DOS
CERTIFICADOS:
Serão fornecidos
certificados de participação e de apresentação de trabalho. Estes serão
entregues na Secretaria do PPGDança no início do semestre 2015.1.
E . DA PUBLICAÇÃO
DE TRABALHOS NOS ANAIS DO V SEMINÁRIO DE PESQUISA:
1-Os artigos
deverão estar devidamente formatados e revisados, segundo as normas
deste regulamento e atendendo às especificações da ABNT;
2-Os artigos serão
publicados no Caderno do V Seminário de Pesquisa do PPGDANÇA em versão digital;
3-Normas de
formatação do Resumo:
Cabeçalho: título,
autor, orientador.
O texto deve ser
apresentado na língua vernácula, em formato justificado, espaço 1,5, fonte
ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras e 4 palavras-chave, no
máximo.
4-Normas de
formatação do Artigo:
4.1) Número de
páginas:
a) mínimo 8 e
máximo de 12 páginas, incluindo referências.
4.2) Fonte: Arial
12.
4.3) Formatação de
página:
a) 2,5 (margem
esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento
entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço simples).
c) parágrafo
recuado à esquerda, com espaço entre um parágrafo e outro.
4.4) Título: em
caixa alta, centralizado e negrito.
a) caso haja
subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e seguidos ao
título.
4.5)
Autor(es):
a) Nome completo
abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem negrito, seguido da
instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa Lara
(UEM).
b) Após a sigla da
Instituição, inserir uma nota de rodapé, com duas linhas, com breve biografia e
e-mail;
4.6) Resumo: na
língua vernácula, máximo de 250 palavras, espaço simples, com 3 a 4
palavras-chave, separadas por vírgula e ponto ao final.
4.7) Abstract:
tradução do resumo para Língua Inglesa, seguindo a mesma quantidade de palavras
e de palavras-chave do Resumo.
4.8) Incluir o
texto do artigo e, caso use subseções, estas devem estar em negrito.
4.9)
Citações:
a) até 3 linhas,
deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência entre
parênteses;
b) com mais de 3
linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à esquerda e citar
a referência entre parênteses ao final da citação.
Obs: Quando for
feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de trechos de sua obra,
usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx-yy.
Ex: Goergen (2010,
p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e o diálogo representam
“dimensões do humano que precisam ser potencializadas no meio acadêmico” (GOERGEN,
2010, p. 20).
4.10) Notas de
rodapé (se necessário): fonte arial, corpo 10, espaçamento.
4.11) Termos em
destaque: estrangeirismos em itálico e palavras a serem ressaltadas usar
“aspas”.
4.12) Referências:
ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor, com
itálico no título da obra. Observar atentamente as orientações
abaixo:
a) Livro:
LARA, L. M. As
danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM,
2008.
b) Capítulo de
Livro:
NEUPARTH, Sofia. Que
corpo é este? Que arte é esta? In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine
(Org.). Arte Agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo:
Annablume, 2011.
c)
Dissertação/Tese:
MOLINA, A. J. Corpo
e as (in) pertinências curriculares nas licenciaturas em dança. Salvador:
UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade
Federal da Bahia, 2008.
d) Artigos em
Periódicos:
LEPECKI,
Andre. 9 variações sobre coisas e performance. REVISTA URDIMENTO, n.19,
Nov.2012, p. 95-101.
e) Anais de
Eventos
MATOS, Lúcia. Biopolítica,
diferença e a dança na educação. ANAIS DO SIDD 2011 – Seminário Descobrir a
Dança/ Descobrindo através da Dança. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa,
Faculdade de Motricidade Humana, 2012, p. 26-36.
f) Artigos de
Jornal:
COUTINHO, W. O
paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil,
Rio de Janeiro, 6
mar.1985, p.25.
g) Documentos
federais, estaduais e municipais:
BRASIL. Estatuto
da criança e do adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
210p.
h) Documentos
eletrônicos:
BOSI, Alfredo. A
interpretação da obra literária. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 mar.
1988. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/bosi5.htm>.
Acesso em: 26 jun. 2013.
OBS:
Só serão publicados os artigos relacionados às
comunicações orais e comunicações demonstrativas que participaram do V
Seminário de Pesquisa do PPGDança.
Só serão considerados os artigos enviados até o
dia 05 de março de 2015 e que atendam as normas de publicação.
A Comissão enviará um email confirmando o
recebimento do artigo final.
Para a apresentação de propostas para o IV Seminário de Pesquisa em Dança do PPGDança/ UFBA - "Política em Dança: o esvaziamento crítico", seguem as normas:
Poderão participar do Seminário, com apresentação de trabalhos: pesquisadores, alunos de graduação de Iniciação Científica e da pós-graduação da Escola de Dança da UFBA e de programas de pós-graduação de outras IES que estejam desenvolvendo pesquisa em Dança. Os alunos de graduação, que fazem parte de Iniciação Científica e PIBID, só poderão submeter seu trabalho na categoria poster. As vagas para pesquisadores e alunos de pós-graduação de outras IES serão limitadas.
A. DAS INSCRIÇÔES:
1 - A inscrição deverá ser feita através do preenchimento de ficha de inscrição, sendo esta isenta de qualquer taxa. A ficha e o resumo (de até 250 palavras) deverão ser encaminhados para o e-mail: seminario.ppgdanca@gmail.com
O período de inscrição é de 25 de setembro a 25 de outubro de 2013. Outras informações poderão ser encontradas no blog do evento:
http://semppg.blogspot.com.br/
2 - A apresentação de trabalho estará condicionada à submissão da proposta e avaliação pela Comissão Científica, seguindo os critérios de cada categoria de apresentação, a saber: comunicação oral, poster e comunicação demonstrativa.
3 - Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para a Comissão.
4 - Os trabalhos aceitos receberão confirmação, via e-mail, e a lista de participantes estará disponibilizada no blog do Seminário até o dia 11 de novembro de 2013.
B. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
1 - O interessado deverá especificar a categoria de apresentação e enviar o resumo (máximo de 250 palavras). O encaminhamento deverá ser feito diretamente para o email: seminario.ppgdanca@gmail.com
2 - Os trabalhos aceitos serão divulgados no site do PPGDANÇA até o dia 11 de
Novembro de 2013. O trabalho completo, em formato de artigo, deverá ser enviado até 30 de dezembro de 2013, atendendo às normas estabelecidas abaixo e caberá à Comissão Científica a verificação e aprovação para publicação nos Anais do Evento.
C. DOS TIPOS DE APRESENTAÇÃO:
- Comunicação Oral;
- Comunicação demonstrativa;
- Poster - para alunos de PIBIC e PIBID.
D. DOS CERTIFICADOS:
Serão fornecidos certificados de participação e de apresentação de trabalho. Estes serão entregues na Secretaria do PPGDança no início do semestre 2014.1.
E . DA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NOS ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE PESQUISA:
1- Os artigos deverão estar devidamente formatados, revisados, segundo as normas deste regulamento e atendendo às especificações da ABNT;
2 - Os artigos serão publicados no Caderno do IV Seminário de Pesquisa do PPGDANÇA em versão digital e impressa;
3. Normas de formatação do Resumo:
Cabeçalho: título, autor, orientador.
O texto deve ser apresentado na língua vernácula, em formato justificado, espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras e 3 ou 4 palavras-chave, no máximo.
4. Normas de formatação do Artigo:
4.1) Número de páginas:
a) mínimo 8 e máximo de 12 páginas, incluindo referências.
4.2) Fonte: Arial 12.
4.3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço entre um parágrafo e outro.
4.4) Título: em caixa alta, centralizado e negrito.
a) caso haja subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e seguidos ao título.
4.5) Autor(es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem negrito, seguido da instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa Lara (UEM).
b) Após a sigla da Instituição, inserir uma nota de rodapé, com duas linhas, com breve biografia e e-mail;
4.6) Resumo: na língua vernácula, máximo de 250 palavras, espaço simples, com 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e ponto ao final.
4.7) Abstract: tradução do resumo para Língua Inglesa, seguindo a mesma quantidade de palavras e de palavras-chave do Resumo.
4.8) Incluir o texto do artigo e, caso use subseções, estas devem estar em negrito.
4.9) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência entre parênteses;
b) com mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à esquerda e citar a referência entre parênteses ao final da citação.
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx-yy.
Ex: Goergen (2010, p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e o diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).
4.10) Notas de rodapé (se necessário): fonte arial, corpo 10, espaçamento.
4.11) Termos em destaque: estrangeirismos em itálico e palavras a serem ressaltadas usar “aspas”.
4.12) Referências: ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor, com itálico no título da obra. Observar atentamente as orientações abaixo:
a) Livro:
LARA, L. M. As danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM, 2008.
b) Capítulo de Livro:
NEUPARTH, Sofia. Que corpo é este? Que arte é esta? In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine (Org.). Arte Agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Annablume, 2011.
c) Dissertação/Tese:
MOLINA, A. J. Corpo e as (in) pertinências curriculares nas licenciaturas em dança. Salvador: UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2008.
d) Artigos em Periódicos:
LEPECKI, Andre. 9 variações sobre coisas e performance. REVISTA URDIMENTO, n.19, Nov.2012, p. 95-101.
e) Anais de Eventos
MATOS, Lúcia. Biopolítica, diferença e a dança na educação. ANAIS DO SIDD 2011 – Seminário Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, 2012, p. 26-36.
f) Artigos de Jornal:
COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil,
Rio de Janeiro, 6 mar.1985, p.25.
g) Documentos federais, estaduais e municipais:
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 210p.
h) Documentos eletrônicos:
BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 mar. 1988. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/bosi5.htm>. Acesso em: 26 jun. 2013.
OBS: Só serão publicados os artigos relacionados às palestras, comunicações orais e comunicações demonstrativas. Só serão considerados os artigos enviados até o dia 30 de dezembro de 2013 e que estejam atendendo às normas de publicação. A Comissão enviará um email confirmando o recebimento do material.
O III Seminário “DANÇA: o visível e o invisível na contemporaneidade”
O pensamento de Giorgio Agamben coaduna com a ideia de que o contemporâneo é aquele que mantem fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas seu escuro, e tal pensamento acompanhará os diálogos que serão construídos durante o seminário. O lugar que a Universidade ocupa na sociedade é ímpar. No entanto, nunca se deve perder de vista a responsabilidade de ultrapassar os muros que a insistem isolar e, as constantes manifestações capilares que dela surgem ou que a ela chegam, também são insistências da realidade às inúmeras possibilidades de compartilhamento recíproco. Com a temática proposta pela organização do III Seminário de Pós-Graduação em Dança, pretende-se nutrir ainda mais estes espaços de partilha. O que é o visível da Dança na contemporaneidade? O que não se mostra? O que essas indagações provocam e geram no pensamento em Dança? Que relações empáticas acontecem quando se dança? Tais questões são dinamizadoras dos debates desse seminário. A programação será composta por palestras, comunicações orais, painéis e mostra artística, vinculados a projetos de pesquisa. Poderão participar do seminário, com apresentação de trabalhos, alunos de graduação e pós-graduação. Além dos pesquisadores, poderão participar do processo de seleção para apresentação de trabalhos, alunos da graduação (que tenham IC ou PIBID) e alunos do PPGDança e de outros programas de pós-graduação de IES do Estado da Bahia, que estejam desenvolvendo pesquisa em Dança. O Seminário “DANÇA: o visível e o invisível na contemporaneidade” estará aberto para os interessados em geral e/ou ouvintes, de acordo com as seguintes normas:
1 - A inscrição será feita através do preenchimento da ficha de inscrição, sendo
esta isenta de qualquer taxa. A ficha e o resumo expandido deverão ser
encaminhados através do e-mail: seminario.ppgdanca@gmail.com. Outras
informações poderão ser encontradas no site do PPGDança.
2 - A apresentação de trabalho estará condicionada à submissão da proposta e
avaliação pela Comissão Científica, seguindo os critérios de cada categoria de
apresentação, a saber: comunicação oral, posters, e comunicação demonstrativa
e mostra artística.
3 - Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para a Comissão
Científica.
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
4.1 - O interessado deverá especificar a categoria de apresentação e enviar o e
resumo (máximo de 250 palavras) e, no caso de mostra artística, um projeto
artístico destacando a articulação pesquisa/criação e as necessidades técnicas. O
encaminhamento deverá ser feito diretamente para o email
seminario.ppgdanca@gmail.com no período de 24 de setembro a 10 de outubro
de 2012;
4.2 - Os trabalhos aceitos serão divulgados no site do PPGDANÇA até o dia 19 de
Outubro de 2012. O trabalho completo, em formato de artigo, deverá ser enviado
até 10 de novembro de 2012, e será publicado nos Anais do Evento.
5 – TIPOS DE APRESENTAÇÃO:
- Comunicação Oral;
-Comunicação demonstrativa;
- Mostras de trabalhos artísticos vinculados aos projetos de pesquisa;
- Poster - para alunos de PIBIC e PIBID.
6 -CERTIFICADO
Serão fornecidos certificados de participação e de apresentação de trabalho.
7. PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NOS CADERNOS DO SEMINÁRIO
7.1- Os artigos deverão estar devidamente formatados, revisados segundo as
normas deste regulamento e atendendo às especificações da ABNT;
7.2 - Os artigos serão publicados no Caderno do III Seminário de Pesquisa do
PPGDANÇA em versão digital.
8. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO RESUMO:
O RESUMO deverá contemplar:
Cabeçalho: título, autor, orientador. O texto deve ser apresentado em formato
justificado, espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras.
9. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO:
* As normas de publicação para participação nos formatos Comunicações e
Painéis são as mesmas, com exceção para o número de páginas.
1) Número de páginas:
a) para Painéis (resumo expandido, de 3 a 5 laudas, incluindo referências).
b) Para Comunicações (textos de 08 a 10 laudas).
2) Fonte: Arial 12.
3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço de 6pt entre um parágrafo e
outro.
4) Título:
Em caixa alta, centralizado e negrito.
5) Autor (es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem negrito,
seguido da instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa Lara, Ieda
Parra B. Rinaldi (UEM).
6) Resumo: máximo de 250 palavras, com 3 a 4 palavras-chave, separadas por
vírgula e ponto ao final.
a) em português em espaço simples.
b) em inglês, logo abaixo do resumo, com título também em inglês, em espaço
simples.
7) Subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e recuados à esquerda
(usar subtítulos para o trabalho, incluindo considerações finais e referências).
8) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência
entre parênteses.
b) mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à
esquerda e citar a referência entre parênteses ao final da citação.
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de
trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx-
yy. Ex: Goergen (2010, p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e o
diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no
meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).
9) Referências: ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo
sobrenome do autor, com negrito no título da obra.
Observar atentamente as orientações abaixo.
a) Livro
LARA, L. M. As danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM,
2008.
b) Livro
MOUTINHO, C. A. La enseñanza del voleibol: la estructura funcional del voleibol.
In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. La enseñanza de los juegos deportivos. Barcelona:
Paidotribo, 1998. p. 40-63.
c) Dissertação/Tese
MOLINA, A. J. Corpo e as (in) pertinências curriculares nas licenciaturas em
dança. Salvador: UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança,
Universidade Federal da Bahia, 2008.
d) Artigos Periódico
MIRANDA, M. L. de J. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação
física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação
Física, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 3-13, jul./dez.1994.
e) Anais de Eventos
VIEIRA, A. P.; GENEGN, T. M. Memória da dança moderna no Brasil. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001, Caxambu. Anais ...
Campinas: UNICAMP, 2001.
f) Artigos de Jornal
COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil,
Rio de Janeiro, 6 mar.1985.
Caderno B, p. 6. MINISTÉRIO proíbe fabricação e uso de agrotóxico à base de
organoclorados. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 25, 3 set. 1985.
g) Documentos federais, estaduais e municipais
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programa estadual
de Educação Física – 1987/1990. Rio de Janeiro: ECEF/SEEC-RJ, 1987.
Mimeografado.
h) Documentos eletrônicos
PUCCA JÚNIOR, G. A. A saúde bucal do idoso, aspectos demográficos e
epidemiológicos. [artigo científico]. 2000. Disponível em:
<http://www.odontologia.com.br/artigos/saude – bucal – idoso.html>.
Acesso em: 4 jul. 2000.
10) Notas de rodapé (se necessário):
fonte arial, corpo 10, espaçamento simples.
11) Breve biografia ao final do texto (obrigatório, em português) e e-mail:
fonte arial, corpo 10, espaçamento simples, após as referências.
12) Termos em destaque:
estrangeirismos em itálico e palavras que se quer ressaltar entre “aspas”.
Att,
Comissão Organizadora.
O III Seminário “DANÇA: o visível e o invisível na contemporaneidade”
O pensamento de Giorgio Agamben coaduna com a ideia de que o contemporâneo é aquele que mantem fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas seu escuro, e tal pensamento acompanhará os diálogos que serão construídos durante o seminário. O lugar que a Universidade ocupa na sociedade é ímpar. No entanto, nunca se deve perder de vista a responsabilidade de ultrapassar os muros que a insistem isolar e, as constantes manifestações capilares que dela surgem ou que a ela chegam, também são insistências da realidade às inúmeras possibilidades de compartilhamento recíproco. Com a temática proposta pela organização do III Seminário de Pós-Graduação em Dança, pretende-se nutrir ainda mais estes espaços de partilha. O que é o visível da Dança na contemporaneidade? O que não se mostra? O que essas indagações provocam e geram no pensamento em Dança? Que relações empáticas acontecem quando se dança? Tais questões são dinamizadoras dos debates desse seminário. A programação será composta por palestras, comunicações orais, painéis e mostra artística, vinculados a projetos de pesquisa. Poderão participar do seminário, com apresentação de trabalhos, alunos de graduação e pós-graduação. Além dos pesquisadores, poderão participar do processo de seleção para apresentação de trabalhos, alunos da graduação (que tenham IC ou PIBID) e alunos do PPGDança e de outros programas de pós-graduação de IES do Estado da Bahia, que estejam desenvolvendo pesquisa em Dança. O Seminário “DANÇA: o visível e o invisível na contemporaneidade” estará aberto para os interessados em geral e/ou ouvintes, de acordo com as seguintes normas: 1 - A inscrição será feita através do preenchimento da ficha de inscrição, sendo esta isenta de qualquer taxa. A ficha e o resumo expandido deverão ser encaminhados através do e-mail: seminario.ppgdanca@gmail.com. Outras informações poderão ser encontradas no site do PPGDança.
2 - A apresentação de trabalho estará condicionada à submissão da proposta e avaliação pela Comissão Científica, seguindo os critérios de cada categoria de apresentação, a saber: comunicação oral, posters, e comunicação demonstrativa e mostra artística.
3 - Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para a Comissão Científica.
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
4.1 - O interessado deverá especificar a categoria de apresentação e enviar o e resumo (máximo de 250 palavras) e, no caso de mostra artística, um projeto artístico destacando a articulação pesquisa/criação e as necessidades técnicas. O encaminhamento deverá ser feito diretamente para o email seminario.ppgdanca@gmail.com no período de 24 de setembro a 10 de outubro de 2012;
4.2 - Os trabalhos aceitos serão divulgados no site do PPGDANÇA até o dia 19 de Outubro de 2012. O trabalho completo, em formato de artigo, deverá ser enviado até 10 de novembro de 2012, e será publicado nos Anais do Evento.
5 – TIPOS DE APRESENTAÇÃO:
- Comunicação Oral;
-Comunicação demonstrativa;
- Mostras de trabalhos artísticos vinculados aos projetos de pesquisa;
- Poster - para alunos de PIBIC e PIBID.
6 -CERTIFICADO
Serão fornecidos certificados de participação e de apresentação de trabalho.
7. PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NOS CADERNOS DO SEMINÁRIO
7.1- Os artigos deverão estar devidamente formatados, revisados segundo as
normas deste regulamento e atendendo às especificações da ABNT;
7.2 - Os artigos serão publicados no Caderno do III Seminário de Pesquisa do PPGDANÇA em versão digital.
8. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO RESUMO:
O RESUMO deverá contemplar:
Cabeçalho: título, autor, orientador. O texto deve ser apresentado em formato justificado, espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras.
9. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO:
* As normas de publicação para participação nos formatos Comunicações e Painéis são as mesmas, com exceção para o número de páginas.
1) Número de páginas:
a) para Painéis (resumo expandido, de 3 a 5 laudas, incluindo referências).
b) Para Comunicações (textos de 08 a 10 laudas).
2) Fonte: Arial 12.
3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço de 6pt entre um parágrafo e
outro.
4) Título:
Em caixa alta, centralizado e negrito.
5) Autor (es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem negrito, seguido da instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa Lara, Ieda Parra B. Rinaldi (UEM).
6) Resumo: máximo de 250 palavras, com 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e ponto ao final.
a) em português em espaço simples.
b) em inglês, logo abaixo do resumo, com título também em inglês, em espaço simples.
7) Subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e recuados à esquerda (usar subtítulos para o trabalho, incluindo considerações finais e referências).
8) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência entre parênteses.
b) mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à
7.2 - Os artigos serão publicados no Caderno do III Seminário de Pesquisa do PPGDANÇA em versão digital.
8. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO RESUMO:
O RESUMO deverá contemplar:
Cabeçalho: título, autor, orientador. O texto deve ser apresentado em formato justificado, espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras.
9. NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO:
* As normas de publicação para participação nos formatos Comunicações e Painéis são as mesmas, com exceção para o número de páginas.
1) Número de páginas:
a) para Painéis (resumo expandido, de 3 a 5 laudas, incluindo referências).
b) Para Comunicações (textos de 08 a 10 laudas).
2) Fonte: Arial 12.
3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço de 6pt entre um parágrafo e
outro.
4) Título:
Em caixa alta, centralizado e negrito.
5) Autor (es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem negrito, seguido da instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa Lara, Ieda Parra B. Rinaldi (UEM).
6) Resumo: máximo de 250 palavras, com 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e ponto ao final.
a) em português em espaço simples.
b) em inglês, logo abaixo do resumo, com título também em inglês, em espaço simples.
7) Subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e recuados à esquerda (usar subtítulos para o trabalho, incluindo considerações finais e referências).
8) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência entre parênteses.
b) mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à
esquerda e citar a referência entre parênteses ao final da citação.
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx- yy. Ex: Goergen (2010, p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e o diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).
9) Referências: ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor, com negrito no título da obra.
Observar atentamente as orientações abaixo.
a) Livro
LARA, L. M. As danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM, 2008.
b) Livro
MOUTINHO, C. A. La enseñanza del voleibol: la estructura funcional del voleibol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. La enseñanza de los juegos deportivos. Barcelona: Paidotribo, 1998. p. 40-63.
c) Dissertação/Tese
MOLINA, A. J. Corpo e as (in) pertinências curriculares nas licenciaturas em dança. Salvador: UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2008.
d) Artigos Periódico
MIRANDA, M. L. de J. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 3-13, jul./dez.1994.
e) Anais de Eventos
VIEIRA, A. P.; GENEGN, T. M. Memória da dança moderna no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001, Caxambu. Anais ... Campinas: UNICAMP, 2001.
f) Artigos de Jornal
COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar.1985.
Caderno B, p. 6. MINISTÉRIO proíbe fabricação e uso de agrotóxico à base de organoclorados. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 25, 3 set. 1985.
g) Documentos federais, estaduais e municipais
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx- yy. Ex: Goergen (2010, p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e o diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).
9) Referências: ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor, com negrito no título da obra.
Observar atentamente as orientações abaixo.
a) Livro
LARA, L. M. As danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM, 2008.
b) Livro
MOUTINHO, C. A. La enseñanza del voleibol: la estructura funcional del voleibol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. La enseñanza de los juegos deportivos. Barcelona: Paidotribo, 1998. p. 40-63.
c) Dissertação/Tese
MOLINA, A. J. Corpo e as (in) pertinências curriculares nas licenciaturas em dança. Salvador: UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2008.
d) Artigos Periódico
MIRANDA, M. L. de J. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 3-13, jul./dez.1994.
e) Anais de Eventos
VIEIRA, A. P.; GENEGN, T. M. Memória da dança moderna no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001, Caxambu. Anais ... Campinas: UNICAMP, 2001.
f) Artigos de Jornal
COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar.1985.
Caderno B, p. 6. MINISTÉRIO proíbe fabricação e uso de agrotóxico à base de organoclorados. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 25, 3 set. 1985.
g) Documentos federais, estaduais e municipais
h) Documentos eletrônicos
PUCCA JÚNIOR, G. A. A saúde bucal do idoso, aspectos demográficos e epidemiológicos. [artigo científico]. 2000. Disponível em: <http://www.odontologia.com.br/artigos/saude – bucal – idoso.html>.
Acesso em: 4 jul. 2000.
10) Notas de rodapé (se necessário):
fonte arial, corpo 10, espaçamento simples.
11) Breve biografia ao final do texto (obrigatório, em português) e e-mail: fonte arial, corpo 10, espaçamento simples, após as referências.
12) Termos em destaque:
estrangeirismos em itálico e palavras que se quer ressaltar entre “aspas”.