IV Seminário de Pesquisa em Dança do PPGDança/ UFBA
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
IV Seminário
de Pesquisa em Dança do PPGDança/ UFBA
“Política em DANÇA:
o esvaziamento crítico”
02 a 04 de Dezembro/2013
Escola de Dança/ UFBA
O tema do IV Seminário de
Pesquisa em Dança do PPGDança/ UFBA propõe a discussão de política em seus
múltiplos discursos, uma vez que o fazer crítico torna-se possível quando há
posicionamentos, ações, pensamentos e
práticas plurais que geram contradições e tensionam os ambientes e as relações
de poder. Interessa problematizar a condição política da dança em suas relações
com os diferentes contextos.
Mesas-temáticas:
1- Política em dança no contexto
educacional;
2- Política em dança no contexto
artístico e cultural;
3- Política em dança e propostas
transdisciplinares;
4- Política em dança para a difusão
e produção de conhecimento.
Programação:
Dia 02/12/2013
9h às 12h: Mesa de Abertura e
Conferência de Abertura com Prof. Dr. André Lepecki (NYU)
14h às 17h: Mesas-temáticas 1 e
2.
Dia 03/12/2013
9h – Palestra (a ser definida)
14h às 17h: Mesas-temáticas 3 e
4.
Dia 04/12/2013
9h – Palestra (a ser definida)
14h às 15h – Posters (PIBIC/PIBID)
15h às 17h – Considerações Mesas
17h às 19h – Programação
artística (a ser definida)
ATENÇÃO: programação sujeita a mudanças.
Para a apresentação de propostas para o IV Seminário de Pesquisa em
Dança do PPGDança/ UFBA - "Política
em Dança: o esvaziamento crítico", seguem as normas:
Poderão participar do Seminário, com apresentação de trabalhos: pesquisadores,
alunos de graduação de Iniciação Científica e da pós-graduação da Escola de Dança
da UFBA e de programas de pós-graduação de outras IES que estejam desenvolvendo
pesquisa em Dança. Os alunos de
graduação, que fazem parte de Iniciação Científica e PIBID, só poderão submeter
seu trabalho na categoria poster. As vagas para pesquisadores e alunos de
pós-graduação de outras IES serão limitadas.
A. DAS INSCRIÇÔES:
1 - A inscrição deverá ser feita através do preenchimento de ficha de
inscrição, sendo esta isenta de qualquer taxa. A ficha e o resumo (de até 250
palavras) deverão ser encaminhados para o
e-mail: seminario.ppgdanca@gmail.com
O período de inscrição é de 25
de setembro a 25 de outubro de 2013.
Outras informações poderão ser encontradas no blog do evento:
http://semppg.blogspot.com.br/
2 - A apresentação de trabalho estará condicionada à submissão da
proposta e avaliação pela Comissão Científica, seguindo os critérios de cada
categoria de apresentação, a saber: comunicação oral, poster e comunicação
demonstrativa.
3 - Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para a Comissão.
4 - Os trabalhos aceitos receberão confirmação, via e-mail, e a lista de
participantes estará disponibilizada no blog do Seminário até o dia 11 de novembro de 2013.
B. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
1 - O interessado deverá especificar a categoria de apresentação e
enviar o resumo (máximo de 250 palavras). O encaminhamento deverá ser feito
diretamente para o email: seminario.ppgdanca@gmail.com
2 - Os trabalhos aceitos serão divulgados no site do PPGDANÇA até o dia
11 de
Novembro de 2013. O trabalho completo, em formato de artigo, deverá ser
enviado até 30 de dezembro de 2013,
atendendo às normas estabelecidas abaixo e caberá à Comissão Científica a
verificação e aprovação para publicação nos Anais do Evento.
C. DOS TIPOS DE APRESENTAÇÃO:
- Comunicação Oral;
- Comunicação demonstrativa;
- Poster - para alunos de PIBIC e PIBID.
D. DOS CERTIFICADOS:
Serão fornecidos certificados de participação e de apresentação de
trabalho. Estes serão entregues na Secretaria do PPGDança no início do semestre
2014.1.
E . DA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS
NOS ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE PESQUISA:
1- Os artigos deverão estar devidamente formatados, revisados, segundo
as normas deste regulamento e atendendo às especificações da ABNT;
2 - Os artigos serão publicados no Caderno do IV Seminário de Pesquisa
do PPGDANÇA em versão digital e impressa;
3. Normas de formatação do Resumo:
Cabeçalho: título, autor, orientador.
O texto deve ser apresentado na língua vernácula, em formato justificado,
espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 250 palavras e 3 ou 4
palavras-chave, no máximo.
4. Normas de formatação do Artigo:
4.1) Número de páginas:
a) mínimo 8 e máximo de 12 páginas, incluindo referências.
4.2) Fonte: Arial 12.
4.3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas - 1,5 (exceto resumo e abstract - espaço
simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço entre um parágrafo e outro.
4.4) Título: em caixa alta, centralizado e negrito.
a) caso haja subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e seguidos
ao título.
4.5) Autor(es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, corpo 10, sem
negrito, seguido da instituição a que pertence, entre parênteses. Ex: Larissa
Lara (UEM).
b) Após a sigla da Instituição, inserir uma nota de rodapé, com duas
linhas, com breve biografia e e-mail;
4.6) Resumo: na língua vernácula, máximo de 250 palavras, espaço simples,
com 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e ponto ao final.
4.7) Abstract: tradução do resumo para Língua Inglesa, seguindo a mesma
quantidade de palavras e de palavras-chave do Resumo.
4.8) Incluir o texto do artigo e, caso use subseções, estas devem estar
em negrito.
4.9) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da
referência entre parênteses;
b) com mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples,
recuar 4cm à esquerda e citar a referência entre parênteses ao final da
citação.
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação
de trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou
p.xx-yy.
Ex: Goergen (2010, p.20) afirma que “[...]” ... . Ou ainda: A educação e
o diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no
meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).
4.10) Notas de rodapé (se necessário): fonte arial, corpo 10,
espaçamento.
4.11) Termos em destaque: estrangeirismos em itálico e palavras a serem
ressaltadas usar “aspas”.
4.12) Referências: ao final do texto, em lista ordenada alfabeticamente
pelo sobrenome do autor, com itálico
no título da obra. Observar atentamente as orientações abaixo:
a) Livro:
LARA, L. M. As danças no
candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: EDUEM, 2008.
b) Capítulo de Livro:
NEUPARTH, Sofia. Que corpo é este? Que arte é esta? In: NEUPARTH, Sofia; GREINER,
Christine (Org.). Arte Agora: pensamentos enraizados na
experiência. São Paulo:
Annablume, 2011.
c) Dissertação/Tese:
MOLINA, A. J. Corpo e as (in) pertinências curriculares nas
licenciaturas em dança. Salvador: UFBA,
2008. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade Federal da
Bahia, 2008.
d) Artigos em Periódicos:
LEPECKI, Andre. 9 variações sobre
coisas e performance. REVISTA URDIMENTO, n.19, Nov.2012, p. 95-101.
e) Anais de Eventos
MATOS, Lúcia. Biopolítica,
diferença e a dança na educação. ANAIS DO SIDD 2011 – Seminário Descobrir a
Dança/ Descobrindo através da Dança. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa,
Faculdade de Motricidade Humana, 2012, p. 26-36.
f) Artigos de Jornal:
COUTINHO, W. O paço da cidade
retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil,
Rio de Janeiro, 6 mar.1985, p.25.
g) Documentos federais, estaduais e municipais:
BRASIL. Estatuto da criança e do
adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 210p.
h) Documentos eletrônicos:
BOSI, Alfredo. A interpretação da
obra literária. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 mar. 1988. Disponível em:
<http://almanaque.folha.uol.com.br/bosi5.htm>. Acesso em: 26 jun. 2013.
OBS: Só serão publicados os
artigos relacionados às palestras, comunicações orais e comunicações
demonstrativas. Só serão considerados os artigos enviados até o dia 30 de
dezembro de 2013 e que estejam atendendo às normas de publicação. A Comissão enviará um email confirmando o
recebimento do material.
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